sábado, 20 de junho de 2009

Poder e Reaparelhamento do Exercito Brasileiro


O Exercito Brasileiro tem sido, dentre as tres forças, a que menos vem recebendo verbas para o seu reaparelhamento, apesar de ser a maior instituição de defesa do país tanto em equipamentos como em efetivos.

O efetivo em serviço ativo varia entre 190.000 e 200.000 militares, dependendo do numero de recrutas.Na reserva são mais de 1 milhão.

Foto: Leopard 1A5


O Exercito esta dividido em sete comandos militares com os seguintes efetivos:

Comando Militar do Leste: Rio de Janeiro,Espirito Santo,Minas Gerais - 50.000 militares
Comando Militar do Sul: Rio Grande do Sul,Santa Catarina,Paraná - 40.000 militares
Comando Militar do Sudeste: São Paulo - 20.000 militares
Comanda Militar da Amazônia: Região Norte - 26.000 militares
Comando Militar do Nordeste: Região Nordeste - 23.000 militares
Comando Militar do Planalto: Goiás, Distrito Federal, parte de Minas Gerais e Tocantins - 18.000 militares
Comando Militar do Oeste: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul - 12.000 militares

Unidades militares estão sendo criadas ou transferidas para o CMA, seguindo as prioridades do Plano Estrategico de Defesa lançado pelo governo, que prioriza a Amazônia, as fronteiras, e area do pré-sal.

O CMA apesar de ter a maior região, proporcionalmente, possui o menor efetivo.A Amazônia precisa de muito mais para estar segura.Foi lançado pelo governo o programa Amazônia Protegida que vai aumentar de 23 para 51 o atual numero de pelotões de fronteira na floresta, alem de criar novas brigadas.O Plano estará concluido até 2018, e tambem vai modernizar os pelotões atuais.O Exercito tera no futuro mais de 30.000 militares na região, um numero ainda modesto.Um minimo de 50.000 seria o ideal em tempos de paz.

Agora vamos analisar os atuais equipamentos da força:

Blindados: 128 Leopard 1A1, 91 M-60 A3 TTS, 128 M-41C, 409 EE-9 Cascavel, 223 EE-11 Urutu, 583 M-113B.

Artilharia: 20 ASTROS II, 37 M-109A3, 72 M-108, 280 M-101, 92 M-114, 54 Light Gun, 18 Oto Melara, 72 Bofors L/60, 32 Bofors L/70, 36 Oerlikon GDF-001, 56 IGLA 9K 38

Helicopteros: 32 Esquilo/Fenec, 35 Pantera, 8 Cougar, 4 Black Hawk

Lança Rojões e Misseis Antiblindado: 10 MSS 1.2, 20 Milan, 12 Eryx, 127 Carl Gustaf e alguns milhares de AT-4.

Morteiros: + de 200 pesados de 120mm, e mais de 1.000 leves (60,70, e 81mm)

Um Exercito muito modesto para um país continental.Quase todos os equipamento são obsoletos e predominantemente providos dos anos 60/70.

Somente a aviação, criado no fim dos anos 80, possui helicopteros relativamente novos, que acabaram de chegar ou ainda chegarão em sua metade da vida útil.

As demais armas possuem alguns equipamentos novos como os misseis antiaereos de curto alcance IGLA, e os poucos misseis anticarro.Os obuseus autopropulsados são dos anos 60/70 mais os obuses comuns são das decadas de 40/50.A arma mais carente é a artilharia antiaerea, que só possui mísseis de curto alcance.

Um relatorio do exercito dizia que 70% dos Leopard 1A1 ja nao estavam em condições de funcionamento por falta de peças e 45% quando realacionado ao M-113B.Quanto mais antifo um equipamento mais cara a sua manutenção.

O EB precisa urgentemente substituir estes meios, e sempre procurando trazer retorno para a industria belica nacional.Atualmente as seguintes compras foram feitas:

220 Leopard 1A5 (+ 30 para estudos e reposição de peças) e outros 20 de outras funções.

16 helicopteros EC-725 Cougar (FAB e MB receberão quantidades semelhantes)

130 morteiros pesados de 120mm: fabricados pelo Exercito.

400 jipes militares Marrua

300 lança-rojão ALAC: fabricado pelo exercito/mectrom

Existem diversos projetos importante em andamento, e o que mais merece destaque é o URUTU III, que sera uma nova familia de blindados sobre rodas, porduzida pele exercito em parceria com a italiana Fiat/Iveco.Os blindados serão fabricados em MG, sendo que os 16 primeiros prototipos ja estao sendo produzidos para testes.As versões de transporte e reconhecimento deverão substituir os atuais urutu e cascavel.O EB espera assim pode criar um novo parque de blindados no brasil e manter a sua independencia quanto a blindados sobre rodas.

Ainda sim este projeto é de médio prazo.A fabricação so começara a partir de 2012, com 50 blindados produzidos em media anualmente.Um minimo de 250 da versão de transporte e 410 da versão de reconhecimento deverão ser comprados.O indice de nacionalização será de 60%.

O Exercito espera as negociações com a França para definir o seu modelo de Soldado do Futuro que deverar renovar os equipamentos e diretrizes dos soldados em geral.Devido as enormes dimensões do país, sera priorizados as unidades militares de Elite, que podem ser mobilizadas para qualquer canto do territorio nacional em curto espaço de tempo.São estas unidades: Brigada de Forças Especiais, Brigada de Infantaria Leve,Brigada de Infantaria Paraquedista,Grupo de Lançadores Multiplos de Foguetes.Tais unidades podem ser mobilizadas e deslocadas com auxílio de helicopteros ou aviões de transporte da FAB.

Torcemos para que o Exercito possa dispor dos meios necessários para garantir a soberania do país e os interesses na nação.O caminho é arduo, mas necessário.

4 comentários:

  1. Acredito que depois de muito descaso com nossas forças, o Brasil está no caminho certo, com novas aquisições e tranferências de tecnologia. Nosso exército continental com certeza tem que contar com um aparato respeitavel.Temos que ser exemplo não só politico mas também militar para a América do Sul. Nossos vizinhos precisam ter a consciência que o Brasil é capaz de vence-los sem muitas dificuldades se necessário for! Precisamos intimidar a Venezuela, Paraguai e a Bolivia e se necessário enfrenta-los e com certeza vencelos. Sou a favor dos exercícios militares no sul do País e também nas fronteiras com a Bolivia e a Venezuela. Temos por obrigação provar que somos superiores em quantidade, treinamento e tecnologia. Precisamos também ficar de olho no Equador, pois eles estão tentando fazer o mesmo que a Bolívia fez com a Petrobras a meses a traz, temos força e capacidade para defender a nossa soberania na América do Sul, Já esta na hora do Brasil mostrar a força que tem e fechar a boca de muitos vizinhos que acham que o Brasil é uma grande plantação de bananas, pois só tem bananas no congresso, no governo e nas forças armadas. Temos que nos reaparelhar com o que há de melhor e o mais rapido possível para provar que o gigante em berço esplendido não está dormindo. Pelo contrário ele está acordado com os dentes afiados e pronto para dar o bote se necessario for! Obrigado... Cláudio Henrique!

    ResponderExcluir
  2. Pois nada nos faz dormir melhor em saber-mos que temos forças armadas capazes de nos defender em qualquer hora e momento. Sou muito a favor do reaparelhamento de nossas forças armadas e torço para que o BRASIL se equipe com o que ha de melhor no cenario mundial de defesa. Já era hora de nossos politicos mesquinhos com nossas forças de defesa abrir os cofres da união para equipar nossas forças.

    ResponderExcluir
  3. nesta nova fase que estamos entrando acredito que estsmos no camiho certo infelizmente foram muitos anos de abandono e descaso e infelizmente o caminho da independencia e longo e caro, mas hoje nossas forças armadas estão tendo a oportunidade de se estruturarem e a estratégia nacional de defesa , mwsmo não sendo um documento perfeito é a melhor coisa que surgiu nas ultimas decadas em materia de defesa, e bom lembrarmos que a venezuela hoje conta com um lider hegempnico que está militarizando o país com produtos de prateleira que apesar de extremamente modernos como os Su30SK e possivelmente o poderoso SU35 eles não possuem capacidade de opera-los em sua plenitude por simplesmebnte tê-los comprados prontos e sem dominio algum das tecnologias, por outro lado no brasil nossos modernizados F5M são de total domínio de nossos engenheiros aeronauticos e lembrar também que fabricamos nossas proprias bombas, misseis de curto alcance,bombas antipista, bombas espargidoras de granadas ap ou ac, misseis anti radar e brevemente o poderoso missil superficie superficie e o r darter com a africa do sul, teremos dentro de seis anos uma força de submarinos poderosa e etc, em fim a nivel de america latina só um louco e insensato tentaria uma aventura estulpida e descabida e para concluir devemos lembrar que nossas reservas financeiras para torrar em um guerra estulpida são tão vastas que somente elas já dariam um recado claro que nós podemos sustentar por um período monstruoso sem sacrificar nossas bases industriais qualquer guerra que nossos hermanos desejem e "eles sabem que eles não podem fazer o mesmo" por isso devemos ficar um pouco calmos quanto a isso pois dentro de dez anos no maximo nossas forças aereas, terrestres, anfibias e navais serão de forma sustentada e totalmente dominada por nós brasileiros, as mais poderosas não só do hesmisfério sul mas de todo o nosso pequeno mundo fazendo pareo e mesmo rivalizando com nossas congeneres no mundo, e ver para crer

    ResponderExcluir
  4. os hermanos e o que menos temos que temer alias eles tb tem que se proteger afinal eles tb tem uma parte da amazonia temos que tomar cuidado nao com eles mas com outros que se dizem nossos amigos elogiam nosso exercito de selva mais ja invadiram nosso espaço aereo na amazonia com seus avioes espiao tb agora estao falando de mais colaboraçao militar nessa area sera que vao fazer que nem o chile que comprou avioes super sonico sem os misseis ou que eles e a otam tao de olho no nosso niobio com a desculpa de fazer uma guerra pra salvar a humanidade,temos que fortalecer nossos exercitos assim como nossa educaçao tudo ao mesmo tempo uma missao dificilima para nossos governantes afinal com a especulaçao do cambio de suas moedas para com certeza nos deixar mais fragilizados eles sucateiam nossas intençoes de nos proteger temos que redobrar nossos esforços pra que isso nao aconteça,temos que tomar a ingerencia dessas naçoes inescrupulosas para assim nao cair em suas maos ha muita coisa em jogo nao so nossas mulheres como nossos filhos e nossa soberania

    ResponderExcluir