domingo, 21 de junho de 2009

Caças AMX da FAB receberão visores térmicos !!!




PORTLAND, Oregon, 9 de Junho de 2009.

A empresa FLIR Systems Inc. ganhou um contrato $ 7 milhões da Embraer para o desenvolvimento e entrega de várias unidades de visores de imagem témica – NavFLIR. As unidades entregues no âmbito deste contacto serão instalados nos caças AMX da Força Aérea Brasileira.

O NavFLIR é um equipamente de alto desempenho, de sistema infravermelho, instalado no nariz da aeronave. Os pilotos através do NavFLIR, tem o reforço da sua capacidade para ver o terreno e outras aeronaves, em longas séries, mesmo na escuridão total, luz neblina, poeira e fumaça, diz um representante da empresa. O sistema pode ser modificado para utilização em várias plataformas, incluindo jatos, helicópteros e navios.

Os trabalhos sobre este contrato serão realizados nas instalações da FLIR em Wilsonville, Oregon , com as entregas sendo feitas nos primeiros 17 meses de desenvolvimento.

A duração total do programa está previsto para ser de aproximadamente cinco anos.

Opinião: Os caças AMX da FAB são otimos para função de ataque.Possuem uma boa capacidade de carga bélica e autonomia de voo, essenciais para sua missão.Fabricados no inicio dos anos 90, estas aeronaves chegaram a metade da sua vida util, motivo pelo qual uma modernização e revitalização de 350 milhões de dolares esta sendo paga pela FAB para que a EMBRAER recupere estes caças.Estes visores térmicos são componentes separados do projeto de modernização da empresa, e estão sendo comprados a parte pela FAB.O FX-2 inicialmente contemplara a força com 36 caças.Até o AMX ser substituido, ele ja tera ficado em serviço em no minimo até 2025, pois os primeiro da fila para desativação são os bem mais velhos F-5EM.Melhorar a capacidade destes caças que ainda terão um consideravel tempo de serviço é justificavel.Se planeja colocar a nova vesão do missel Piranha nacional e o missel anti-radar MAR-1 para equipar estes AMX.O Brasil tera uma moderna frota de caças de ataque.Mas com a chegada do FX-2 em larga escala, teremos um caça multifunção, que substituira o AMX quanto ataque, e os mirrage e F-5 quanto a interceptação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário