domingo, 13 de setembro de 2009

Venezuela compra 100 blindados russos!!!





O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse ontem, ao receber em Moscou o par Hugo Chávez, que fornecerá tanques à Venezuela se o aliado assim desejar e deu garantias de fornecimento de armas, estreitando ainda mais laços bilaterais.

Em troca, Chávez reconheceu a independência dos territórios separatistas da Geórgia que estiveram na origem da guerra-relâmpago travada entre Moscou e Tbilisi em 2008.

Os novos compromissos assumidos consolidam a aliança entre Caracas e Moscou no momento em que o principal rival da Venezuela, a Colômbia, negocia os termos finais do novo pacto militar com os EUA -no episódio que desatou a mais recente crise regional e bilateral.

Não foram dados detalhes sobre o acordo assinado entre Chávez e Medvedev. Mas, segundo um oficial russo ouvido pela agência local RIA Novosti, foi acertada a compra pelo venezuelano de 100 tanques russos por até US$ 500 milhões do modelo T-90 e T-72M.

"Forneceremos à Venezuela as armas que a Venezuela desejar. Por que não tanques? Sem dúvida, temos bons tanques. E se nossos amigos quiserem tanques, nós os forneceremos", disse Medvedev.

Desde que a Venezuela elegeu a Rússia como aliada para contrapor a presença americana na vizinha Colômbia -atualmente alvo de polêmica regional por um acordo que permitirá o uso de bases militares colombianas por tropas americanas-, estima-se que tenham sido gastos cerca de US$ 4,4 bilhões na compra de 24 caças Sukhoi, helicópteros militares e 100 mil fuzis.

O venezuelano, porém, disse que as compras não significam uma "corrida armamentista". "Dizem que a Venezuela tem um plano expansionista e que a Rússia apoia esse plano nos vendendo armas. Nós só estamos incrementando nossa capacidade defensiva, não é nenhuma corrida armamentista, são planos estratégicos que respondem a um cerco que tentaram nos impor dos EUA, inclusive descumprindo contratos assinados anos atrás, para nos deixar desarmados", afirmou.

Um comentário:

  1. É isso ai chavez pau no rabo desses americanos filhos da puta.
    Viva chavez, viva la revolucion, viva la america del sur

    ResponderExcluir