quarta-feira, 1 de julho de 2009

Exercito testa versão de ataque do Pantera!!!



O Comando da Aviação do Exercito Brasileiro (CAvEx), anunciou testes com uma versão modificada de ataque do Eurocopter AS-365K “Pantera” através de acordos de cooperação firmado com a Helibras.

Segundo informações os “Pantera” do exercito devem ser armados inicialmente com uma metralhadora calibre .50 e com um lançador de foguetes Avibras Sbat-70. Não se sabe se a modificação contemplará a totalidade dos 32 helicopteros “Pantera” da CAvEx.

Atualmente, as aeronaves são utilizadas no transporte de tropas em operações aeromóveis. Os Pantera também podem atuar em missões secundárias, a exemplo de reconhecimento, apoio à guerra eletrônica, busca e salvamento, evacuação aérea e transporte de carga. A frota do Exército é composta por 32 modelos Pantera.

Atualmente o exercito possui:

32 Esquilo/Fenec
32 Pantera
8 Cougar
4 Black Hawk

Cerca de 20 esquilos são utilizados atualmente para ataque, com metralhadoras e foguetes.Pantera apesar de mais capaz, tambem estar longe de ser um helicoptero de ataque genuino como o MI-35M comprado pela FAB.O Exercito improvisa na falta de um vetor de ataque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário